domingo, 16 de março de 2014

Quem somos nós?







Esta poesia foi feita a pedido da presidente da Câmara de Vereadores de Pão de Açúcar....Nela eu expresso o sentimento das mulheres homenageadas.Cada uma tinha a sua história de vida para contar...Cosete estava linda na sua simplicidade....E Dindinha Maria Tavares não podia ir, mas seus filhos Darcy e Maria Rosa Tavares se fizeram presentes...Sim, o meu irmão Giuseppe Gomes também se fez presente ...  E nem falei dos meus amados Jurandir Amadeu, Cassilta e Glauco que sempre estão ao meu lado.Além de Durvalzinho meu primo-irmão...


 Branca Andrade é tão inteligente que aproveitou ser o dia da poesia... 
Viva o dia da poesia! Viva nós!




QUEM SOMOS NÓS?



Mulheres de Pão de Açúcar
Concebidas nas noites de lua cheia
Quando Jaci vinha no rio se mirar...
Irmãs da iara, filhas da mãe d'água
Com quem aprendemos os encantamentos,
E nascidas na cidade branca de todos os amores

As águas do velho Chico lavaram os nossos corpos
E as rampeiras cantadas na madrugada
Embalaram nosso sono.

No calor causticante do sol,
Lavamos nossas roupas
E os nossos corpos mesclados de suor
Com o cheiro das pilombetas.

E no fluir das águas mansas
A nossa sede de liberdade
Mescla-se ao anseio
De abrir os caminhos
E desvendar mistérios.
Conquistando nossos espaços

Bordando nossas vidas
Com o labirinto e o boa noite
E calcando o barro em nossas casas
Nos tropés do coco com as melodias
Que cantam nossa história.

Quem somos nós?

Somos as mulheres de Pão de Açúcar.

( Marcia Telma)



Nenhum comentário: