quarta-feira, 17 de abril de 2013

QUE MARAVILHA VIVER...




            Quando optamos por sermos sós, pagamos um preço... Alto para uns, conveniente para outros... A vida se encarregou de me deixar praticamente só.A cada dia fui vendo partir uma pessoa amada e só me restou um filho e um neto.     E com esta solidão imposta pelas circunstancias vamos adquirindo determinados hábitos, hábitos estes que passam a fazer parte de nossa rotina.Há pessoas que procuram dormir com bichinhos de pelúcia, outras criam um animal de estimação e eu durmo com o Jô...

            Jô Soares preenche minhas noites de risos e informações, além de me possibilitar muitas vezes relembrar fatos que permanecem escondidos pela nossa memória... Esta semana, voltei ao passado, literalmente, e me vi adentrando no cinema que foi do meu pai, numa sessão exclusiva que ele programou só para a família.O meu pai era muito vaidoso e fazia questão de uma decoração requintada orientada pelo bom gosto de Dr. Valdemar Custódio da Guia, advogado renomado em nossa cidade e com pinturas exclusivas de João Lisboa, pintor e escultor famoso em nossas plagas e os cartazes montados e pintados nas tabuletas por Adilson Menezes, funcionário da F.SESP, mas um grande pintor e letrista..

            O filme era Europa à Noite e este filme tinha certas cenas de strip-tease e mulheres dançando em boates o que era demais naqueles anos...Meu pai que era muito inflexível com a nossa educação, não nos deixava assistir à filmes impróprios...Eu dormia nas poltronas da sala de espera, mas não tinha permissão, nem para olhar um pouquinho,e muito menos ficar em casa...Mas, ,encantado com a beleza do filme resolveu suprimir as cenas picantes e passar o filme para nós...Só que, era político...E quem fazia política em oposição era muito perseguido naquela década e quando o cinema estava com a família e os convidados, o JUIZ chegou com os policiais e mandou fechar o cinema.Foi uma enorme decepção.Meu pai nunca mais foi o mesmo e terminou deixando o cinema.acabar.Mas como era teimoso, no dia seguinte, passou o filme só para nós...

            Esta semana ao ver e ouvir a entrevista com The Platters no Jô revi tudo isso... Música boa é boa em qualquer tempo... E quando eles cantaram Only You foi demais... Abalou tudo dentro de mim e as recordações avassalaram a minha mente...E me revi no cinema onde era obrigada a ir todas as noites.A princípio ia com a minha mãe e ficava brincando no hall pois minha Tia Odecila, ficava na bilheteria.Quando ela casou eu a substituí...Mesmo assim não podia assistir ao que eu tinha vontade...Os filhos eram mais obedientes e temerosos  bastava um olhar para sabermos o que fazer...

            Vamos imaginar que estamos revendo o filme Europa à Noite com todos aqueles cortes  feitos por Tonho sem Osso, sendo assistido pelos adolescentes de hoje.Seria uma enorme decepção para eles... Não traria nada de novo às imaginações juvenis povoadas de informações sobre sexo, drogas e bebidas que pululam em nosso meio televisivo.Tudo é tão normal, tão natural como diria Glauquinho, mas também vamos encerrar as nossas divagações imaginando ouvir The Platters cantando What a Wonderful World.
Vale a pena dormir ouvindo  as maravilha  que é viver...

Um comentário:

Poesia Galvaneana disse...

Olá Telma!
A vida é que temos de mais importante.
E que munido maravilhoso é este!

Beijos!