domingo, 12 de maio de 2013

Desconvidar???




Hoje estou escrevendo sobre algo que fiquei ruminando por vários dias e sem encontrar palavras adequadas para descrever determinadas situações que me vejo envolvida.

            Tenho poucos e raros amigos... Mas os poucos que tenho procuro conservar bem dentro de mim, em um local muito especial, acreditando que,quem tem um amigo possui um tesouro.E como os meus tesouros são raros, tenho uma dedicação muito exclusiva .

            Pois bem, tenho uma amiga maravilhosa, companheira, confidente, generosa a quem devo muitas atenções a atos de amor. Depois que descobri que estava doente, ela esteve ao meu lado dando-me a maior força e me apoiando nas decisões tomadas. É uma verdadeira amiga. Desde janeiro que me telefona convidando-me para ir passar uns dias em sua casa, entretanto as pedras no caminho, dificuldades e desencontros compromissos assumidos anteriormente me levaram a adiar a viagem. No mês passado, após muita insistência concordei em ir, vez que se prontificava a vir me buscar.
            E com a mesma insistência que requeria a minha presença, ela telefonou desconvidando. A filha queria ir à mesma data com sua chefe e não havia como negar tal pedido. Até então eu desconhecia essa palavra.E eu perguntei:

“Está me desconvidando?”

“Ao que ela retrucou:” como dizer não a chefe da minha filha? “Você é minha amiga decerto vai me entender. Que tal se você viesse e quando a visita chegasse eu a levasse para casa de sua conterrânea?

“Não se preocupe, estou bem” e tudo tem o seu tempo... E não sou um pacote, para me mandar sair para outra casa”Afinal a minha amiga não me convidou e não tem tempo disponível para receber visitas,pois trabalha muito.

Certo dia ela telefona muito desapontada que a chefe que havia se convidado para ser sua hóspede havia desistido.E que seria ótimo se eu fosse...Tudo estava preparado: Gastara todas as suas economias para receber a chefe.Comida pronta  já congelada, polpas variadas e sobremesas das mais variadas espécies.Prataria polida, pratos de porcelana desentocados e casa limpa, reluzente. 


Fiquei pasma com a situação que se apresentou até hilária aos meus olhos.Noites de inquietação associadas ao nervoso de receber uma visitante tão ilustre que não se dignou dar um simples telefonema para pedir uma desculpa: que a mãe havia feito uma extração na unha do pé...

 Aprendi a lição, pois as pessoas por mais que a amemos são falíveis e não são perfeitas... No meu vocabulário mais uma palavra: Desconvidar.

Nenhum comentário: