quarta-feira, 22 de maio de 2013

Gestos de afeto...Abraços...


                                                
                                           

Nós hoje estamos a receber palavras entusiasmadas sobre o abraço,afinal, é o dia do abraço. Mas será que já nos pusemos a refletir sobre a importância de um gesto de afeto e de ternura?

Quem já abraçou hoje? Não virtualmente, mas um abraço caloroso, recheado de afeto e ternura. Ultimamente com a correria do dia à dia não temos tempo para abraçar as pessoas, e muitas vezes nem em  nosso próprio ambiente familiar.Que pessoa amada você abraçou hoje? E as pessoas que trabalham no seu dia? O jardineiro, o porteiro, a faxineira, ou mesmo as nossas cozinheiras?É tão difícil um gesto de afeto com aqueles que nos servem. É como se eles fizessem parte da paisagem que nos cerca.

Muitas e muitas vezes cruzamos com as pessoas amigas ou conhecidas e na correria que move o mundo nós dizemos: um beijo bem grande no coração, ou um abraço, meu amigo e retomamos a nossa correria. Não temos tempo a perder em um gesto de afeto e carinho.

Quando perguntamos tudo bem não queremos ouvir a resposta, a outra, a real,pois não temos tempo, e só queremos que o outro responda tudo bem, estou ótimo.Isso reflete como estamos vivendo, como nós nos comportamos.Não há tempo a perder em ouvir os queixumes do outro.Um telefonema sem ser para tratar de negócios ou resolver problemas ou mesmo agendar um compromisso sim, para eles há tempo. Não há tempo para aquela pessoa que está longe dos nossos olhos,longe do nosso cotidiano.

Então porque não sermos um pouquinho diferentes do habitual e não comemorarmos o dia do abraço, mas fazer de cada dia de nossas vidas um dia de abraços.Vamos abraçar uma pessoa diferente por dia.Vamos abraçar os nossos pais, os nossos filhos, os nossos irmãos.Vamos fazer a diferença em um mundo onde impera a indiferença, o ódio e a violência.Vamos nos permitir abraçar uma pessoa carente de afeto e atenção.

Não devemos guardar os nossos belos discursos para quando essas pessoas se forem e precisarmos escrever em seus túmulos o que nunca ousamos dizer. O momento é agora.

Um comentário:

Celiaas disse...

Eu adorei "ler" o seu escrito sobre o abraço..., até porque na leitura eu revivi o que aconteceu ontem com as pessoas com as quais tivemos contatos: filhos, pessoas aqui do prédio, meus amigos da "Aula de Dança"...
Aliás, no ambiente da aula, já nos acostumamos a abraçar cada um antes do nosso ritual, assim como trocamos livros para ler constantemente.Um hábito saudável que aliado aos benefícios que a Dança nos proporciona, certamente nos enriquece como seres humanos.
Parabéns querida e OBRIGADA por existir em minha vida. Eu sempre "aprendo muito" com você!
Beijos,

Célia