domingo, 11 de agosto de 2013

UMA LIÇÃO DE AMOR E ESPERANÇA

Nasci em uma família de tradição católica. O meu pai era Mariano e minha mãe que era filha de Maria, cresceu cantando no coro do Convento dos Anjos na cidade de Penedo.

Dentro dessas tradições familiares fui na minha infância da Cruzada Eucarística e educada nos princípios rígidos das irmãs sacramentinas.Sempre amei a Maria como mãe de Jesus , exemplo de humildade e renúncia e a N.Sra. de Fátima.fazia a oração do rosário diariamente e por muitos anos desejei dedicar a minha vida seguindo uma ordem religiosa.

Mas, como morava em uma paróquia pobre, vi-me ante um problema sério do padre local.E pus-me a duvidar da sua capacidade de participar da celebração da missa e principalmente da Eucaristia.É sabido que os padres fazem os votos de celibato e quando estes são quebrados geram desconfortos entre os católicos.Eu, jovem, achei que tinha o direito de julgar e assim sendo me afastei da igreja.Foi muito difícil quebrar os vínculos que me uniam a igreja católica e ficar à deriva.

Passado algum tempo levada pela necessidade de congregar fui ser evangélica. Infelizmente não me encontrei ali. Tentei, mas não consegui. Maria exerce apenas a função de mãe reprodutora, bem diferente do que eu havia praticado toda a minha vida.Até que após muitos conflitos íntimos me afastei da igreja e passei a estudar a espiritualidade, onde me encontrei.

Entretanto esse ano fui surpreendida pela eleição do novo papa.Um argentino, simples, humilde, que mesmo depois de sua eleição vai pagar a sua conta do hotel onde havia se hospedado, conserva os seus sapatos usados e não aceita usar aquele trono tão ostensivo.escolhe o nome de FRANCISCO. 

Não existe na historia papal nenhum Francisco. E ele vai mais longe ao fazer a cerimônia do lava-pés.A partir daí passei a ler todas as informações sobre o papa que pregava a humildade, a solidariedade, a compaixão.Um papa que não aceitava compactuar com os padres pedófilos e muito menos com os escândalos financeiros do Vaticano.

E esse Francisco chega ao Brasil... Trazendo a sua mensagem de se tornar um com os mais sofridos e abraçando a todos, dispensando a ostentação e levando na mão a sua bagagem.

   E nos diz: “Não trago ouro, nem prata, mas lhes trago o que de mais valioso me foi dado: Jesus Cristo.” E se faz um com os mais pobres, mais sofridos ao visitar uma comunidade carente.Desce do papamóvel para beijar uma velhinha: e pede que os jovens amem, ouçam e respeitem os idosos.Idosos, esses tão relegados e esquecidos.

 E vai mais longe: “ Não se trata simplesmente de abrir a porta, mas de sair pela porta afora para procurar e encontrar”.

            Tenho certeza, que esses jovens não voltarão aos seus lugares de origem , após passar tanto frio, fome, dificuldades de locomoção e acomodação sem haverem passado por uma profunda modificação interior e decerto todos saberão levar a mensagem de que a “ afé é uma chama que se torna mais viva quando partilhada.”

            Que o mundo possa se tornar melhor se cada um de nós, não importando a religião professada, possa praticar o amor e levar a esperança onde quer que esteja.



Nenhum comentário: